Este conteúdo está bloqueado por motivos de privacidade, você precisa permitir o uso de cookies.
Este conteúdo está bloqueado por motivos de privacidade, você precisa permitir o uso de cookies.

Falar é uma actividade intrínseca à condição humana e para todos aqueles que vivem em sociedade. Falar, faz parte do processo de socialização e é uma forma de sermos entendidos e entendermos o outro.

Existem, várias formas de falar e por não querer continuar a falar, vou falar-vos de Comunicar!

Comunicar, diz o dicionário é “a arte de tornar comum, partilhar (…)” logo aqui surge a primeira questão: tornar comum o quê?

Diz ainda o dicionário que é “(…), partilhar” e eis que surge a segunda questão: Partilhar com quem?

Se partirmos destas duas questões creio que o medo de comunicarmos em público diminui e com o tempo esvanece-se. Porquê? Perguntam vocês!

Porque se tivermos domínio do que queremos comunicar, temos a confiança no que vamos transmitir, pois sentimo-nos à vontade para falar sobre este ou aquele assunto.

O outro aspecto decorre da informação prévia que temos do público. Partilhar com quem?

Se pensarmos que, tendo domínio do que vamos falar e conhecendo o público mais facilmente estaremos em condições de preparar-nos para esse feito.

Só é possível tornar comum se o tema sobre o qual vamos falar é do interesse do outro e se fizermos uso do léxico de linguagem do outro para ele ficar assim em sintonia connosco! Logo, conhecer o público ajudar-nos-á a adaptarmos o conhecimento que temos do tema ao público a quem o vamos apresentar!

Igualmente vamos preparar-nos para entrar nos códigos de linguagem do público através de uma comunicação que apele aos sentidos dos diferentes participantes mantendo-os atentos.

Tendo estes dois aspectos tratados, resta-nos preparar a apresentação e ensaiar!

Sim, Ensaiar! E eis que surge mais uma questão: Mas não basta ter domínio e conhecer o público? A resposta é Não!

Dominamos o tema, conhecemos o público, preparamos a apresentação e ensaiamos. Assim estaremos a garantir que ao chegarmos ao público consigamos: Comunicamos de forma a sermos entendidos e que respeitamos o tempo disponibilizado para a nossa comunicação.

Ok, com isto garantimos que reduzimos o medo de comunicar em público? Sim, mas há mais umas dicas que nos poderão ajudar nessa nossa caminhada de comunicar em público:

  • Usar roupa confortável, que nos permita estar à vontade e movimentar de forma leve em cima do palco.
  • Se nos encontramos numa plateia com muitas pessoas devemos fazer um exercício de movimentar o nosso olhar por todos os pontos da sala (da esquerda para a direita e vice-versa e por vezes, concentrarmo-nos ao centro)
  • Podemos ter um ponto morto fixo no centro da plateia para lá olharmos sempre que precisarmos de recuperar o folego ou a energia.
  • Usar linguagem acessível,
  • Falar moderadamente,
  • Fazer pausas na sua comunicação,
  • Estimular o público com questões,
  • Tornar o público parte da sua comunicação;
  • Contar histórias que permitam elucidar o que abordas
  • Power Point- lembre-se que mais é menos (não escreva demais)
  • Divirta-se

Lembra-te que comunicar é um acto de tornar comum onde tens a oportunidade partilhar e influenciar potenciando todos à tua volta numa perfeita harmonia.

Entrar em cena requere cuidado e responsabilidade connosco e com os outros por isso a preparação com ensaios vai ajudar-te a estares mais segura.

Logo, defendo que um bocado de medo ou frio na barriga só nos ajuda a estarmos alerta sempre que nos prepararmos para entrar em cena.

Caso não corra bem a primeira tentativa, vê o que fizeste e vê onde deves corrigir. Não desistas, pois, a pratica levar-te-á a atingires melhor desempenho.

Desafia-te e Diverte-te a Comunicar!

Prontas?

Madalena Quiala Coach

Escreva um comentário