EXPECTATIVAS
Para falar de expectativas vou começar por dizer: Preserva-te!
Isso mesmo, Preserva-te na medida em que tu tens esse poder, o poder de preservar-te.
As expectativas quando, na medida certa e desde que colocadas claramente e em cima da mesa, podem ser uma alavanca.
Porém, expectativas sem aviso prévio e clarificação de facto, pode levar à frustração.
Passo a explicar,
- Entende-se por Expectativa o Acto ou efeito de esperar, esperança baseada em suposto direitos, probabilidades, pressupostos ou promessas.
Quando falamos em expectativas não podemos deixar de falar em emoção ou gestão das emoções, pois o que ocorre com a Expectativa é tão somente, a melhor ou pior gestão da emoção em função do resultado esperado e do resultado real.
Algumas questões antes de prosseguir:
- O que é, ou melhor, qual o significado de felicidade para ti?
- O que significa bom ou o que é bom para ti?
- Qual o teu significado para perfeito?
Perfeito para mim é um dia de praia, em boa companhia, com comida leve e bebidas frescas. Ter o livro para folhear quando me apetece e apreciar as ondas do mar. Entre conversas e mergulhos, uma pausa para comer e algumas fotos fazer. É sentir o pé na areia e sentir o quente do sol que aquece até a alma. É entrar na água que ao início parece fria e depois deitar-me na toalha e voltar a folhear ou simplesmente tirar o cochilo que muito bem sabe, quando na praia estou. É repetir estes gestos algumas vezes ao longo do dia e, terminar o dia numa esplanada a comer algo mais aconchegante. Ao chegar a casa é tomar o banho fresco e depois, colocar o creme sentir o cheiro da maresia que trago comigo.
Acabei de descrever um dos meus cenários para um dia perfeito.
Garantidamente esta descrição de dia perfeito para mim, poderá não ser a mesma para muitas pessoas que vão ler este texto. Há pessoas para as quais o dia perfeito, em nada se assemelha com o meu.
E assim começo, por convidar-te a passar um dia perfeito e quando te convido para tal, tu crias EXPECTATIVAS. Ou seja, imaginas, visualizas, projetas um cenário tendo em conta o que te estou a dizer, ou por outra, tendo em conta a frase” Quero convidar-te para um perfeito e a ideia de um dia perfeito”.
Contudo, o que te leva a projetar esse dia são as tuas experiências, os teus gostos, os teus valores e não os meus.
Então entramos aqui no campo da significação do que é um dia perfeito e aqui reside toda a diferença.
Esperar do outro um resultado sem previamente clarificar o que de facto se pretende.
Voltamos à fase inicial quando te coloquei alguns exemplos de palavras que podem assumir diferentes significações de pessoa para pessoa.
Outro aspecto que quero partilhar, tem a ver com este novo normal, foi evidente para todos nós que, num piscar de olhos (num espirro) tudo pode mudar, tudo muda. E tudo o que tínhamos pensado, tudo o que eu tinha planificado, as Expectativas que tinha sobre o meu futuro a curto e médio prazo foram postas à prova e algumas não aguentaram o contágio.
Há o eu criar a expectativa sobre mim e, por outro lado, criar a Expectativa sobre os que me rodeiam.
Outro exemplo que queria partilhar, prende-se com aquelas situações em que os pais ou um dos progenitores quer que o filho vá para determinado curso. Ou por ele ser da área e ter a Expectativa de ver a sua sucessão garantida ou porque não conseguiu fazer aquele curso e projetar no filho esse curso. Em qualquer um dos casos a Expectativa existe e caso a mesma não seja verificada, pode causar a frustração para ambas as partes.
Então voltamos mais uma vez a perceber que a Gestão das Expectativas, passa em primeiro lugar pela nossa própria gestão das emoções e do que pretendemos para nós e para os outros.
Por vezes o que esperamos, o que queremos para o outro não faz sentido para ele, outras vezes poderá até fazer sentido, mas não na mesma dimensão.
Mais uma vez caímos para momentos de frustração, ansiedades, descontentamento e podemos, além de sentirmos este mau estar, provar um mau estar na relação com o outro.
Um dos segredos que uso, é de facto ter bem clarificado que o que espero do outro e o que ele entendeu da minha Expectativa está clarificado. Reformulação, reformulação, reformulação com clareza de que ambos estamos na mesma página, com o mesmo significado para aquele resultado/objectivo e na mesma velocidade.
Não te podes esquecer que cada um anda no seu compasso, na sua velocidade e isso também deve estar clarificado.
Quando começarmos a gerir melhor as expectativas que criamos sobre nós mesmos, vamos estar mais preparado para gerir as emoções causadas pelas expectativas que criamos nos outros.
- Quantas vezes eu quis e não consegui?
- Quantas vezes desejei e não alcancei?
- Quantas vezes precisava de fazer mais rápida e não consegui acelerar?
Saber de facto se estás munido de todos os recursos para atingires as metas a que te propões é essencial. Assim, ficas com a noção clara se estás ou não em condições de colocar a tua energia nessa empreitada, nessa caminhada.
Ocorrem ainda situações em que já sabes, que o resultado que tanto pretendes não será exactamente como o que desejarias, contudo, faz sentido para ti fazeres e chegares ao resultado tal como ele é possível.
Ter as expectativas coerentes com a realidade é essencial para evitarmos viver momentos de ansiedade e frustração, Atenção que isto não ocorre do dia para a noite- Aprende-se!
Mas teres consciência de que depende de ti e preparares-te para os diferentes resultados deve estar presente em ti- é preservares-te!
Melhorar a comunicação, é um dos segredos pelo que, como já partilhei acima, a reformulação assume-se como uma moeda de troca contra a frustração e desentendimentos. Ao seres aberto e claro no que de facto queres, poderás ter o feedback da outra parte se é ou não possível, se está ou não apto para tal. Observa o outro nas suas mais variadas formas de comunicar e sintoniza.
E lembra-te que, se nem sempre tu consegues atingir os resultados que te colocas, que dependem de ti, da tua acção,
como controlar os resultados dos outros!
O que te parece?
Madalena Quiala Coach